O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno na Escola
O trabalho consiste na inserção de ferramentas
tecnológicas para facilitar e diminuir às dificuldades de aprendizagem da criança na escola. Elas auxiliarão os professores
ajudando na educação escolar dos alunos na sala de aula facilitando a vida complicada dos inseridos de forma consciente e
fazendo com que sintam menos dificuldade em adquirir conhecimento.
As novas tecnologias ajudarão de forma efetiva o
aluno, quando estes estiverem na escola e nesse momento eles se sentirão estimulados a buscar e socializar com
esses recursos de forma a melhorar seu desempenho escolar. Essas ferramentas tecnológicas
além de facilitar o acesso aos novos conhecimentos servem também de base para
novas adaptações aos sistemas variados de transmissão de conhecimento de maneira
a melhorar, transferir e transformar os fatores complicados em algo mais
acessível e sedimentado, transformando a teoria em prática.
O uso do computador da internet e similares, tem
mudado a vida de muitas pessoas por ser uma ferramenta agregada à vida
cotidiana das pessoas.
Muitas das decisões do indivíduo ficam a mercê
desses utilitários que se não existissem em suas vidas tornariam um caos e tudo
seria impossibilitado pela falta desses equipamentos.
A adaptação e absorção de novas tecnologias além de
facilitar a aquisição de conhecimento cria certa criatividade, juízo de valor,
aumento da auto estima dos usuários, além de permitir que adquiram novos
valores e modifiquem o comportamento transformando as tarefas árduas, negativas
e difíceis em algo dinâmico, positivo e fácil.
A função da escola não é somente transmitir o conhecimento em si, mas trazer a problematização, discussão em grupo, sobre o ritmo desse processo, a utilização dos recursos e os resultados a serem alcançados e principalmente fazer surgir nos alunos uma atitude reflexiva e crítica: assim ensinar é uma questão de trazer a realidade racional e crítica para a sala de aula.
A produção do conhecimento atua na procura por novas formas de atingir o saber científico, principalmente quando se trata das questões cognitivas, habilidades e competências comunicativas da flexibilização do raciocínio técnico dos discentes, e para desenvolver competências na área do conhecimento, o professor ou mediador tem que usar da interdisciplinaridade em conjunto para que flua de forma benéfica na transmissão do saber dos alunos e que não seja de forma desfragmentada e descontextualizada.
O avanço tecnológico surgiu com a chegada do computador aliado a internet. E a educação pegou carona no mundo digital usando a tecnologia ao seu favor, aperfeiçoando e aplicando os recursos e ferramentas na melhoria de sua qualidade, servindo-se dessa estrutura para facilitar o estudo e aprofundamento das pesquisas de forma a criar conhecimento.
A rapidez e aceleração de informações da internet proporcionam prazer, e motiva o aluno a buscar nela uma maneira de absorver o conhecimento. Estudar hoje, sem os recursos tecnológicos, dificulta o estudo pela própria dinâmica das informações, mas utilizando outros recursos comuns e a tecnologia o estudo fica mais acessível.
O uso das ferramentas tecnológicas sedimenta o estudo que fica armazenado e se torna consistente e durável, e serve para transformar, a informação em conhecimento útil à sociedade. Manter-se se informado sobre os fatos e acontecimentos do mundo social é uma questão da sobrevivência, pois aprender sempre é algo inevitável para conseguir se
um bom emprego e sucesso profissional.
um bom emprego e sucesso profissional.
O trabalho consiste em apresentar a utilização das novas tecnologias e suas ferramentas como uma das alternativas para diminuir as dificuldades de aprendizado do aluno. Procurou-se analisar a influência das TIC’S (tecnologia de comunicação e informação) e sua aplicação nos diversos setores de forma a beneficiar a população e como o seu uso construiu uma identidade estruturando um ser novo, adaptado as ferramentas e recursos tecnológicos, ampliando seus conhecimentos interagindo com o mundo virtual, diminuindo as distâncias e reduzindo as fronteiras
O uso do computador no cotidiano dos alunos é um meio de absorver e extrair a informação ali contida, dessa forma o estudo toma corpo e torna-se consistente e aproveitável.
Antes da utilização da tecnologia nas salas de aula e mais precisamente do uso do computador, as aulas expositivas e tradicionais se limitavam ao quadro e o giz. O uso de revistas eletrônicas, quadro digital, a internet, os e-books, dvdteca, mídias digitais, bibliotecas virtuais, dentre outros são meios, que são postos a disposição dos alunos são recursos fundamentais que facilitam a vida acadêmica, na medida em que os alunos passam a utilizar esses recursos suas mentes se abrem para a absorção dos novos conceitos, agora em amplitude maior do que a comunidade em que vive.
Confira exemplos desenvolvidos pela criatividade e aprendizado junto à tecnologia:
Leia mais sobre:
Tecnologia na educação dentro do Brasil e no Mundo
Tecnologia na Educação
Os alunos que ensinam os professores no CIEP Adão Pereira Nunes, no Rio de Janeiro
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/video-tecnologia-educacao-conheca-alunos-monitores-ciep-adao-pereira-nunes-rio-janeiro-694597.shtml
Tecnologia + Educação
Como a tecnologia está presente na sua sala de aula?
http://revistaescola.abril.com.br/tecnologia/
A tecnologia deve estar presente mas com discrição
Em vez de ser a grande atração, as ferramentas tecnológicas vão facilitar o contato social
http://gestaoescolar.abril.com.br/espaco/tecnologia-deve-estar-presente-discricao-762909.shtml
Nova universidade nos EUA inaugura biblioteca sem livros em papel
Universidade Politécnica da Flórida teve sua primeira aula nesta segunda. A nova biblioteca tem 135 mil livros, todos em formato digital.
http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/08/nova-universidade-nos-eua-inaugura-biblioteca-sem-livros-em-papel.html
Primeira biblioteca do mundo toda digital é aberta nos EUA
Os moradores da cidade de San Antônio, no estado norte-americano do Texas, são os primeiros no mundo a ter acesso a uma biblioteca pública 100% digital. Trata-se da Bexar BiblioTech, aberta ao público recentemente, no outono americano.
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/01/primeira-biblioteca-do-mundo-toda-digital-e-aberta-nos-eua.html
Foi aberta nos Estados Unidos a primeira biblioteca pública que não tem livros físicos http://gizmodo.uol.com.br/biblioteca-sem-livros-eua/
Quem foi o homem e a empresa que transformou o computador uma ferramenta de fácil acesso as pessoas ?
Fonte:
Fonte:
Fonte:
Fonte:
Fonte:
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/video-tecnologia-educacao-conheca-alunos-monitores-ciep-adao-pereira-nunes-rio-janeiro-694597.shtml
Fonte:
http://revistaescola.abril.com.br/tecnologia/
Fonte:
http://gestaoescolar.abril.com.br/espaco/tecnologia-deve-estar-presente-discricao-762909.shtml
Fonte: